Todo investidor, para decidir onde aplicar seu dinheiro, leva em consideração três variáveis fundamentais: RENTABILIDADE, LÍQUIDEZ E SEGURANÇA. Dependendo do PERFIL do investidor é possível abrir mão da segurança ou da liquidez para se obter uma melhor rentabilidade. Neste caso o chamamos de agressivo ou arrojado, conforme a sua capacidade de correr risco e abrir mão da liquidez. Caso não tenha esta aptidão o chamamos de conservador ou moderado. A maioria dos grandes bancos têm questionários de análise de perfil que auxiliam o investidor a identificar a sua aversão ao risco. Sendo que para aplicações em FUNDOS DE AÇÕES, FUNDOS MULTIMERCADOS e com atributos de CRÉDITO PRIVADO, essa análise é obrigatória pela instituição.
Já que estamos falando de RISCO e melhor rentabilidade, os FUNDOS DE AÇÕES são alternativas interessantes para as pessoas que não querem ou não têm tempo para a análise de ações e administração tributária que as aplicações diretas na bolsa exigem. É importante lembrar que esta categoria de Fundos apresentam grande volatilidade no valor de suas cotas podendo ter rentabilidade negativa no caso das ações que compõe o fundo não ter desempenho positivo no mercado acionário. Entretanto pela dinâmica do mercado podem oferecer rentabilidade atrativa ao investidor.
Esta volatilidade sugere ao investidor que os recursos fiquem investidos por um período maior do que o curto prazo, pois neste tempo, em caso de rentabilidade negativa e a necessidade de resgate, o investidor poderá amargar a realização do prejuízo.
Opa, achei o blog legal, tem um selo pra ti lá no meu blog. CaioSouZa > caiiosoouza.blogspot.com
ResponderExcluir